Judith Leão Castello Branco

Judith Leão Castello Branco

Nasceu no município da Serra, em 31.08.1898, No Colégio São Vicente, durante quarenta anos ministrou cursos em diversas áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Pedagogia, Psicologia, Geografia, Didática etc.

Em 1930, foi convidada a lecionar na Escola Normal Pedro II, em Vitória, onde tornou-se catedrática de “Ciências Pedagógicas”, em 1932. Lá permaneceu durante longos anos e aposentou-se em 1963. Ocupou não só as cadeiras relativas ao curso de “Ciências Pedagógicas”, mas ministrou, também, aulas de Psicologia, Metodologia e Prática de Ensino, Educação Moral e Cívica, Economia e Ensino Rural.

Criou também o “Bureau de Correspondências” (Escola Normal 1930-1946), que garantia o intercâmbio entre as normalistas capixabas e os alunos de outros Estados e Países. Estabeleceu, além disso, uma hora destinada à “Iniciação Literária e Musical”, assim como uma outra para “Cultura e Arte”.

Em 29 de março de 1947, foi a única mulher a tomar posse na cadeira de Deputada Estadual do Espírito Santo

Em 1949, fundou e tornou-se a primeira Presidente da Academia Feminina de Letras do Estado do Espírito Santo. Em 25.08.1949, ingressa na Associação Espírito-Santense de Imprensa, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Espírito Santo (12.06.1981) e membro da Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras de Goiás.