João Bubach

João Bubach

Nasceu em 1910 na localidade de Todos os santos município de Guarapari casou-se com Tânia Bravin e teve 11 filhos. Em 1941 mudou-se para Viana, construiu e instalou o primeiro gerador hidráulico de energia elétrica, eletrificou toda a fazenda, construindo pílas de café e de arroz, moinho de fubá e outros equipamentos tornando-se um dinâmico produtor agropecuários, gerando dezenas de empregos na região ajudando a todos os moradores com suas benfeitorias. 

Além de desenvolver atividade como Carpintaria, Ferreiro, construtor, agricultura, pecuária, agronomia, combate a certos insetos de planta e pragas também criou a primeira escola do bairro Santa Rita em Viana onde residia. Ajudou a criar estradas e pontes, instalou alto-falante em sua fazenda para que a comunidade ouviste o único rádio existente na região… 

Em 1902 mudou-se para Cariacica onde adquiriu lotes onde hoje é a Expedito Garcia e nos bairros Santa Luzia, Flor do Campo e Santo André onde hoje é o terminal Campo Grande e o Faça Fácil. Disponibilizou lotes em condições favoráveis facilitando Toda a forma de aquisição pelas famílias mais carentes.

No terreno passou a produzir frutas verduras e leite que eram comercializados na feirinha em Campo Grande e também eram distribuía parte da produção para as pessoas necessitadas da redondeza. Foi com esse espírito que o João Bubach doou as áreas do cemitério São Pedro o campo de futebol Cruzeiro do Sul, o necrotério de Santo André, a quadra poliesportiva, o CEMEI João Bubach e ajudou também na edificação do REAME.

Além de ter uma escola com seu nome uma rua no bairro Cruzeiro do Sul também homenageia João Bubach.

Além de inúmeras habilidades profissionais aprendeu a ler e escrever por esforço próprio, aprendeu também a ler notas musicais e tocava órgão na paróquia católica Bom Pastor, onde tem uma sala com seu nome, reconhecendo as inúmeras colaborações sociais que Seu Buba, como era conhecido, prestava à obra e a sociedade.